domingo, 23 de janeiro de 2011

O peso do “NÃO”


Certo dia acordei com um pensamento que estava me incomodando muito, o porquê em nossas vidas ouvimos e algumas vezes até utilizamos a palavra não. Neste dia passei a dar importância a essa pequena palavra de apenas três letras. Com esse incômodo em meus pensamentos passei a prestar muita atenção aos nãos falados ao meu redor e acabei por me deparar com uma situação onde essa palavra foi repetida diversas vezes pela mesma pessoa.
Andava pelo centro da cidade quando um jovem que por sinal estava muito bem vestido passava em frente a um mendigo, o mesmo ali sentado ao chão, esperando que pessoas caridosas lhe dessem algum dinheiro, afinal esse dinheiro arrecado é a fonte de seu sustento e muitas vezes do sustento de sua família. Quando o mendigo começa a estender seu braço em direção ao jovem já ouvi um “não”, em nova tentativa o mendigo inicia sua frase para o jovem e novamente ouvi “não”.
Então vendo aquela cena, parei e comecei a refletir, sobre o porquê desse jovem não ter sequer ouvido o que o mendigo iria lhe dizer e já o respondeu com um não. Os motivos para que o jovem tenha expressado aqueles nãos com tanta facilidade possam ser vários mais independentemente de quais sejam eles, ele disse não.
Depois de muito refletir naquele lugar parado, continuei minha caminhada e cheguei até o mendigo, os mesmos gestos, as mesmas falas ele pronunciou a mim, mas desta vez com uma diferença, aguardei ele expor suas palavras para somente após o responder. Diferente daquele jovem eu não consegui pronunciar o não com tanta facilidade, mas assim como ele também não pude ajudá-lo, mas em minhas respostas fui mais gentil, usei de uma educação. Afinal independentemente da condição social em que estejamos cabe a nós o respeito e a educação com o próximo.
Com isso cheguei à conclusão de que o mesmo não que dói em mim ouvir, doerá nas pessoas que formos emitir está palavra tão pequena de apenas três letras, mas que quase sempre tem um peso muito maior ao de um elefante, na maioria das vezes esperamos ouvir um bonito sim, mas antagônico a ele nos deparamos com um grandioso não. Não este que os deixa abalado, pensativo se esforçando para tentar entender o porquê de telo recebido.
Portanto, pense bem antes de pronunciar por ai tantas vezes não, procure outra forma de rejeitar algo sem ser tão ofensivo a quem ouvirá sua resposta, procure utilizar palavras mais leves, gentis para que sua resposta não afete no restante dos dias, meses e até mesmo anos das pessoas que as ouviram.

Um comentário:

  1. Adorei...
    Excelente texto!
    A dura realidade de ser tão dificil ouvir um NÃo.Uma palavrinha que não gostamos de ouvir,mas que muitas vezes é preciso!

    ResponderExcluir

Estrela vermelha!

Estrela vermelha!
Reflitam!