quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Capitalismo: o que vale mais, o ter ou ser?


Em pleno século XXI, vivendo em meio a uma sociedade extremamente capitalista onde a prioridade maior está no ter deixando de lado a essência da sociedade que é a valorização do ser humano. Observei então que essa visão do consumismo desenfreado é prejudicial ao meio social em que vivemos.
O capitalismo é um sistema econômico, que foi implantado em nosso país através de influência dos Norte Americanos e que seu único objetivo é exclusivamente o acúmulo de capital. Capital este que é extraído de nossa sociedade, pois observando nas ruas encontramos muitos produtos importados em nosso país, alguns originais, outros contrabandeados, mais mesmo sendo contrabandeados estão enfraquecendo os produtos brasileiros e influenciando nossos cidadãos a consumir cada vez mais.
Essa valorização que a grande parcela da sociedade está dando ao ter faz com que o meio em que vivemos em geral, passe a priorizar o lucro, independentemente do que ele tenha de fazer para conseguir vender seus produtos e aumentar seus lucros, se beneficiando assim, de vários artifícios ideológicos, para assim conseguir influenciar a sociedade de que seu produto é bom sendo necessário tê-lo para ser valorizado no meio em que vive. Sendo assim, o sistema capitalista tem como objetivo base, levar a população às compras, consequentemente elevando os lucros das empresas privadas.
Para mostrar bem a realidade em que estamos vivendo, cito uma frase de Karl Marx: “Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.”
A frase acima, mostra bem como a população é moldada pelo meio em que vive, sendo assim, como vivemos em um sistema capitalista, nossa sociedade vem sendo muito influenciada a consumir, com isso, as vezes nem percebem o quanto são enganados por estratégias atraentes(propagandas consumistas) que acabam levando os mesmo a priorizar o ter, deixando de lado a verdadeira essência do ser humano(ser).
Assim, com essa visão extremamente capitalista, nossa sociedade fica muito frágil e delimitada em relação ao seu próprio senso crítico e de percepção do que é certo, não sendo capaz nem mesmo de diferenciar o que é certo para ele, das visões que são passadas a ele como certas, mas que são na verdade meios de influenciar as pessoas a fazerem o que não querem, levando assim, uma grande porcentagem da sociedade a dar uma maior valorização nas coisas matérias e não mais na valorização do ser humano.
Portanto, está faltando à população passar a valorizar de fato o ser, as pessoas que vivem ao seu redor, que os apóiam, fazendo assim, com que comece a ocorrer um desprendimento das coisas materiais, sendo assim, um dia chegarmos ao êxtase de meus pensamentos, vendo a sociedade passar a priorizar o ser e desvalorizando o ter, cortando o ciclo vicioso do capitalismo, fazendo com que este sistema econômico fique mais frágil e que possa haver de fato um aumento na valorização do ser humano na sociedade em que vivemos, melhorando assim, razoavelmente a vida de nossos cidadãos.

3 comentários:

  1. -AS pessoas dão mais valor as coisas materiais, do que no ser humano! incrivel,e a cada tempo que passa fica pior :X

    ResponderExcluir
  2. Cara você me ajudou muito com isso, pode ter certeza que com isso você vai abrir a mente de muitas pessoas !

    ResponderExcluir

Estrela vermelha!

Estrela vermelha!
Reflitam!