domingo, 30 de maio de 2010

Voto: Liberdade ou obrigação?

O Brasil, após o início da ditadura de 1964, viveu um período sem o direito ao voto popular, sem a liberdade de expressão e também sem os direitos que a população deve ter como cidadã. Esses direitos todos foram restabelecidos após os movimentos das Diretas Já (que visavam uma maior democratização no Brasil), que tiveram início em 1983. Em 1985, apesar de não ter conseguido implantar a primeira eleição direta para o cargo de presidente da republica, foi implantada a primeira eleição indireta e com isso ocorreu o fim do período ditatorial no Brasil. A partir de 1989, após muitos movimentos sociais, houve a consolidação do voto popular. O voto passava a ser livre, então houve a primeira eleição para presidente da republica com a participação popular.
Após muita luta o voto passava a ser livre, mas será que esse voto realmente é livre?
No período ditatorial os brasileiros não podiam exercer o voto, fato que ocasionou insatisfação na população, começando então os primeiros movimentos sociais para defender o direito ao voto. Quando esses movimentos conseguiram atingir seus ideais começou um novo questionamento, se o voto é livre, porque ele é obrigatório para quem tem mais de 18 anos, a verdade sobre o voto brasileiro é que ele só é livre para quem tem de 16 a 17 anos, porque você opta por votar ou não, sem ter a obrigatoriedade do voto, ou então, de justificar o porquê você não pode votar.
Essa questão da obrigatoriedade do voto acaba por deixar uma boa parte da população revoltada, uns porque não querem exercer o seu direito como cidadão de ir às urnas e votarem no candidato que acreditam ser o melhor para representá-lo no senado, outros questionam de você ter que justificar caso não possa ir votar no dia da eleição. Essa questão é um pouco complexa porque há varias visões diferentes a respeito do voto no Brasil.
No Brasil há um grande desinteresse nas questões relacionadas à política, e se o voto não fosse obrigatório, muitos dos brasileiros evitariam ir às urnas e com isso deixariam de exercer um direito tão importante para um país que vive em um regime democrático.
O voto apesar de ser obrigatório, é de extrema importância para a nossa consolidação como cidadão, se não houvesse essa obrigatoriedade do voto, uma grande parte da população não iria exercer esse direito que nos foi concebido, porque uma boa parte da população já se esqueceu do como foi difícil a consolidação de nossos direitos civis no Brasil, é necessário dar a ele o valor merecido, afinal esse direito que hoje é questionado por ser obrigatório, é extremamente importante para manter a democracia no país.
Olhando pela visão do direito de escolha, não podemos dizer que o voto no não seja livre, porque você tem o direito de escolher em que candidato votar, mas olhando pela questão da obrigatoriedade de votar ou então, justificar seu voto, podemos concluir de que o voto no Brasil só livre para quem tem entre 16 a 17 anos, pois o voto é facultativo, é opcional votar ou não só depende de você, sem a necessidade de justificar se não puder ir as urnas e votar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrela vermelha!

Estrela vermelha!
Reflitam!