domingo, 30 de maio de 2010

É possível uma nação viver sem UNIÃO?

União entre os povos é necessário? Em pleno século XXI me peguei pensando nisso, no Brasil há uma grande união entre os cidadãos? Bom olhando pelo que já foi conquistado por movimentos sociais parece que sim, é mais os grandes feitos das massas populares ocorreram no passado. Passado este que não está tão distante, pois, as Diretas Já começaram seus movimentos em 1983, e com praticamente seis anos de luta e reivindicações conseguimos os objetivos almejados, o tão sonhado voto direto nas eleições, liberdade de expressão, sem mais censuras e o fim da tão longa ditadura militar.
Olhando está visão que vem tomando conta dos pensamentos de uma grande parcela da sociedade, questiono: Será que a força das massas brasileiras se acabou? Não, isso não pode ter ocorrido, o que está acontecendo é uma acomodação dos cidadãos perante a vontade de seus representantes, temem lutar pelos seus direitos esperando que façam isso por eles.
Um exemplo disso acabamos de presenciar a poucos dias, com a greve dos professores, onde uma parcela aderiu ao movimento grevista e a outra parcela alegando interesses individuais preferiram não se manifestarem, levando o movimento a finalizar-se sem conquistar os benefícios reivindicados pelos grevistas, a desunião da classe dos professores estaduais do estado de São Paulo, acarretou a não obter êxito no movimento que reivindicava melhorias para toda a classe.
A população se deixa conduzir muito fácil, alguns pela ideologia passada nas propagandas políticas, outras por benefícios que o estado está proporcionando como: Bolsa Escola, Bolsa Família, dentre outros, acreditando que tudo esta bem e com isso estão influenciando boa parte da população.
Vendo esta situação cito uma frase de minha autoria para mostrar como essa situação está errada:

Cidadãos brasileiros, não vos deixei ser levado por uma ajuda qualquer, pois, essa ajuda custará caro. Todos unidos somos fortes, derrubamos uma ditadura, será que não vamos derrubar o poder de uma republica?

Vendo está frase, e observando a situação pela qual o Brasil vem passando a respeito da falta de valores críticos, falta de interesse pelos nossos direitos, não posso me calar. Uma sociedade que consegue derrubar o poder de uma “Ditadura Militar”, como pode se calar frente ao poder de uma “Republica”? Afinal, na republica temos direitos de nos manifestar, criticar erros, então porque não fazemos? Não fazemos porque acontece uma acomodação da sociedade, estamos esquecendo o tamanho da força que temos todos juntos, estamos deixando de lado a união dentre nossos irmãos, se nos unirmos uns aos outros, com certeza iremos conseguir melhorar a situação em que nossa sociedade vem passando. Porque lutar por uma causa única, é bem mais fácil de obter sucesso, agora se nos alienarmos e ficarmos querendo somente melhorias individuais, jamais as massas irão conseguir atingir feitos grandiosos como já vimos ocorrer no Brasil.
Desta forma, vejo somente uma solução para fortalecer todas as nossas classes trabalhadoras, temos de nos unir e lutarmos juntos por ideais justos, dignos que valham a pena ser reivindicados, porque assim todos juntos criamos uma grande força, e com isso iremos mostrar a nossos representantes que todos somos um só e que queremos mudanças para melhorar nossas condições sociais, políticas e econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estrela vermelha!

Estrela vermelha!
Reflitam!